Um pouco de mim por Raquel e Verônica.

Falar do Alexandre é coisa fácil! Ele é a criatividade em pessoa! Não é a toa que se formou em publicidade. Criativo nas piadas, nas brincadeiras, na hora de achar soluções difíceis, e é claro, na hora de cozinhar!Dizem que a paixão dele por gastronomia começou na verdade por causa de uma outra paixão...as mulheres! Como todo bom adolescente, sem grana, ele e alguns amigos começaram a aprender a cozinhar pra poder agradar as pretendentes sem gastar muito dinheiro. O fato de ter ido morar sozinho no Rio de Janeiro e de não saber cozinhar nada também influenciou bastante nessa nova incursão. No final, a gastronomia virou pretexto para juntar os amigos. Sempre que tem alguma reunião, os homens se enfurnam na cozinha e as mulheres ficam batendo papo. Adoro isso! Mas acho que essa paixão sempre esteve com ele, apesar das mulheres.E essa paixão virou exclusividade, quando ele decidiu largar tudo, fazer um curso de gastronomia e fazer dela sua vida. Ao ver o Alexandre na cozinha você tem a impressão que ele esta no lugar certo... hiper confortável, confiante e (o mais importante) feliz. E graças a essa intimidade absurda dele com a cozinha, já provei pratos absurdamente deliciosos.Então podem acreditar. Por mais absurda que pareça a receita que ele faz, sempre sai uma coisa deliciosa! Bom apetite pra vocês!

terça-feira, 18 de maio de 2010

“Nesse mato tem cachorro!”

Fazendo um trocadilho muito do sem graça com o meu apelido (REX), criei o título desse post. Pra falar a verdade, o título deveria ser “Nesse mato tem sabor”. Rsrs

E aí pessoas, como estão? Espero que bem e cozinhando.

Eu estava pensando sobre o que escrever essa semana e não me vinha nada na cabeça. Daí, hoje de manhã, quando estava pensando sobre, olhei para minha estante e vi um livro do Jamie Oliver muito bom que eu tenho (“cook with Jamie. My guide to making you a better cook”) aonde ele fala muito sobre saladas e tal. Portanto, tive a grande idéia, pode se chamar de plágio, de falar sobre saladas hoje. Como eu disse no meu primeiro post, a idéia aqui é trocar informações e aprender mais.

Para quem não sabe, hoje devem fazer, aproximadamente, 3 anos que arroz não faz parte das minhas refeições do cotidiano. Não é nada especial, tipo alergia ou coisas do tipo. Eu só cheguei à conclusão de que nego não sabe fazer arroz e que eu estava comendo um monte de porcaria no Rio de Janeiro (imaginem aqui em Londres então). O que não quer dizer que quando estou na casa de mamãe, vovó e sogrinha eu não coma, pois elas fazem um arroz muito bom. Continuando...

Tirei arroz do prato e ficou aquela lacuna, pois 1/3 da composição do meu prato era arroz. Aumenta-se o feijão? Inhé (eu bem acho que esse “inhé” que a gente usa veio do Polonês, pois o mesmo som pra eles significa não), nem rola. Olhei para lado e lá tinha um monte de coisas verdes, laranjas, vermelhas e quase toda escala RGB de cores. Pensei “por que não? Minha mãe sempre disse que era bom”. Fui lá e todo vergonhoso peguei uma folhinhas ali, umas aqui e levei pra mesa. Sabe quando você come uma comida e aquilo te deixa um espaço vazio? Então, me senti assim. Mas, persistente do jeito que sou, dia após dia eu continuei misturando umas cores, ocupando mais espaço no prato com saladas e, depois de quase duas semanas, não sentia mais aquele vazio.

Sei que muita gente passa pelo mesmo para se adaptar a comer saladas, mas no final você só tem a ganhar. No geral, se você não mistura nada, cada coisa terá seu gosto, mas sempre tem um molhinho (aqui eles chamam esses molhinhos de “dressing”,nada mais apropriado, isso tem realmente essa função, vestir a salada) pra completar.

O bom de começar a comer é que eu comecei a querer fazer e daí comecei a descobrir um monte de coisas legais. Quem aí já comeu rúcula e achou o gosto amargo? E espinafre cru? E agrião? Que bosta né? Então, tenta misturar rúcula com tomate seco, cozinhar o espinafre com azeite e um pouquinho de alho e sal ou uma boa saladinha de agrião com vinagre balsâmico? Irmão, muda a cara de tudo.

Não só isso! Pode-se usar queijo mais salgado ou bem suave e fresco, kani Kana, peixe cozido ou cru, atum enlatado, salaminho, carne defumada de pato (que é cara no Brasil), frango desfiado e bem tostadinho pra ficar crocante... as variações são infinitas.

Salada, por mais que, normalmente seja usada como entrada (tirando na Itália, que é usado como terceiro prato), pode ser usada como refeição também.

Preparando saladas:

Vocês lembram lá no post “Ficar atento, esse é o segredo”, aonde eu falei de contaminação por objetos estranhos? É muito importante higienizar os legumes, verduras e vegetais após a compra. Todo mundo gosta de coisas crocantes na comida, mas que não seja terra, nem casquinha de caramujo vivo ou alguma lagarta. Concordam?

Primeiro passo: encha um recipiente com bastante água para mergulhar tudo o que você comprou –se o seu recipiente é pequeno, não importa, repita o processo quantas vezes for necessário até que tudo seja sanitizado. Use a seguinte medida: para cada litro de água, use 2 colheres de água sanitária. Pode-se usar aquelas pastilhas, que se encontra em qualquer mercado fumbreca, para fazer o processo, basta apenas seguir as medidas de água x produto indicadas pelo fabricante. Depois desse processo, seus vegetais/verduras/legumes estarão limpos e sanitizados, podendo ser consumidos.

Os principais são:

As alfaces : esses nunca devem ser cortados com tesoura. A arte da salada é parecer simples e rústica. As alfaces devem ser sempre usadas inteiras ou rasgadas a mão no tamanho desejado. Não importa se crespa, lisa, roxa, broto (conhecido aqui como baby gem).

A rúcula: essas devem ser separadas da raiz folha por folha. Nada de deixar aquela penca de folha junta só por preguiça.

Agrião: as folhas devem ser separadas dos talos uma a uma, pois os talos são a parte mais amarga e são difíceis de mastigar.

O brócolis: esse deve ser branqueado (cozido rapidamente em água fervente). Não deve ser cozido a ponto de virar sopa ou ficar muito mole, que é quando ele fica sem sabor nenhum. O ponto certo é quando ele fica com uma cor verde forte e “aldente”. Não tem tempo certo de cozimento. Ferva a água com sal e adicione os cachinhos de brócolis separadamente. Nada de colocar o bouquet inteiro não.

A couve flor: o cozimento é da mesma forma que o brócolis, mas com certeza este não ficará com a cor verde escuro.rsrsrs precisa ser checado durante o processo de cozimento.

Fora esses acima ainda têm uma infinidade de combinações para usar. Cenoura, pepino, couve, espinafre, beterraba, palmito, milho, ervilha, vagem, etc. Basta usar a criatividade que o mais simples pode agradar.

Algumas receitas de molhos pra saladas:

-Óleo de limão

3 colheres de sopa e meia de suco de limão

10 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal a gosto

Misture o limão e o óleo muito bem, adicione o sal e prove. Para melhor apurar o sabor, guarde na geladeira por 24 horas.



-vinagre balsâmico

3 colheres de sopa e meia de vinagre balsamico

10 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Misture o vinagre e o óleo muito bem, adicione o sal e a pimenta e prove. Para melhor apurar o sabor, guarde na geladeira por 24 horas.



-Japonês

70 gramas de cebola finamente picada

3 colheres de sopa de shoyu

2 colheres de sopa de vinagre de arroz ou, caso não tenha, vinagre de vinho branco

½ colher de sopa de açúcar granulado

¼ de colher de sopa de mostarda amarela

2 colheres de sopa de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino a gosto

Misture todos os ingredientes muito bem, adicione o sal e a pimenta e prove. Para melhor apurar o sabor, guarde na geladeira por 24 horas.



-Molho Ceasar

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado

3 colheres de sopa de água

3 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de mostarda

1 colher de sopa de molho inglês

1 filé de anchova em conserva de óleo, escorrido

1/2 colher de sopa de açúcar

3 dentes de alho inteiros

sal e pimenta do reino a gosto.

bata tudo no liquidificador, acerte o sal e a pimenta e pronto.

espero que vocês se divoistam bastante.

Gente, é isso. Não vou colocar receita de saladas porque eu quero deixar por conta da criatividade de vocês, mas caso queiram a receita de alguma em especial, me peçam que eu posto aqui.

Beijos, abraços e fui

Um comentário:

Gina Mancini disse...

Menino,
Se já gostava de vc antes agora estou adorando....
Vou te mandar umas idéias posso?