Um pouco de mim por Raquel e Verônica.

Falar do Alexandre é coisa fácil! Ele é a criatividade em pessoa! Não é a toa que se formou em publicidade. Criativo nas piadas, nas brincadeiras, na hora de achar soluções difíceis, e é claro, na hora de cozinhar!Dizem que a paixão dele por gastronomia começou na verdade por causa de uma outra paixão...as mulheres! Como todo bom adolescente, sem grana, ele e alguns amigos começaram a aprender a cozinhar pra poder agradar as pretendentes sem gastar muito dinheiro. O fato de ter ido morar sozinho no Rio de Janeiro e de não saber cozinhar nada também influenciou bastante nessa nova incursão. No final, a gastronomia virou pretexto para juntar os amigos. Sempre que tem alguma reunião, os homens se enfurnam na cozinha e as mulheres ficam batendo papo. Adoro isso! Mas acho que essa paixão sempre esteve com ele, apesar das mulheres.E essa paixão virou exclusividade, quando ele decidiu largar tudo, fazer um curso de gastronomia e fazer dela sua vida. Ao ver o Alexandre na cozinha você tem a impressão que ele esta no lugar certo... hiper confortável, confiante e (o mais importante) feliz. E graças a essa intimidade absurda dele com a cozinha, já provei pratos absurdamente deliciosos.Então podem acreditar. Por mais absurda que pareça a receita que ele faz, sempre sai uma coisa deliciosa! Bom apetite pra vocês!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Ficar atento, esse é o segredo.


Bom dia pessoas!
Conforme o prometido, vou falar um pouco de bactérias e sobre algumas coisas malditas que podem acabar com toda a brincadeira.

Dentro de um restaurante nós temos que manter o controle de tudo, mas tudo mesmo. Temperatura dos produtos que são entregues, hora que se começa a cozinhar, hora em que se termina e a temperatura final. Hora que se coloca as coisas para esfriar ( isso tem que levar no máximo 90 min.) e temperatura final de resfriamento. Coisas que estão vencendo na frente das coisas que acabaram de ser cozidas e tempo que elas podem ficar na geladeira antes de estragar. Não é mole não.

Todo esse processo acima parece loucura, mas não é. Tudo isso é pra manter o controle para que bactérias não se desenvolvam.

Aí o ser humano pensa: Ah, é só eu lavar as minhas mãos que tá maneiro.

Tá nada! As mãos estão limpas, mas e a carne, a faca, a panela, o pano de prato, os utensílios, o ar, a poeira, a tábua, a superfície de trabalho, o livro de receita, a alma, etc? Ah! estão limpos também? Até a alma?! Duvido. É quase impossível livrar tudo das bactérias. Uma coisa é colocar a mala do gato pra fora, outra coisa bem diferente é você pegar uma coisa que você não vê a olhos nus e colocar p fora. Por isso, a idéia central, é evitar que ela cresça, pois ela está em tudo inclusive dentro do nosso corpo, e aos montes.

Bom, vamos parar com a baboseira e partir logo para o assunto.

Existem 2 tipos de contaminação ( direto esse maluco, né? Heheh)

- Objetos estranhos (esses a gente pode ver)
- Bactérias (malditas essas que a gente não pode usar uma vassoura p colocar p fora da cozinha.)


- Objetos estranhos:

Quem já assistiu aquele comercial da IKEA, aonde um garotinho brinca com um vibrador? Pra quem não viu, aí está o vídeo:



É um vídeo que ilustra bem o conceito de objetos estranhos nos lugares errados. Hehehehe

 Objeto estranho é tudo aquilo que lhe parece estranho na sua comida. Pedaço de plástico, madeira, prego, parafuso, cabelo, unha, tecido, purpurina (história longa, mas uma empregada minha, quando eu era mais novo, fez uma vitamina de abacate e purpurina uma vez, hehehe), pedra, papel (quem gostava de comer papel com o enroladinho na escola?), etc.

Todos os citados acima não são reconhecidos como alimentos, pelo menos não nessa realidade ou nesse planeta, mas contaminação por objetos estranhos pode ser por comida também. Tipo, imagine você servindo um purê de batatas e, do nada, aparece uma ervilha no meio? Ok, purê de batatas com ervilha é bom também, mas imagine só uma ervilha em todo o purê. De onde ela veio? Aonde ela estava que caiu ali dentro? E uma feijoada convencional e do nada, no garfo de alguém, um anel de lula abraçadinho com um paio? Esquisito, né?

Então, para a qualidade da sua comida sempre seja boa, é bom você tentar ter o controle dessas coisas. Lá no restaurante, por exemplo, até que a comida chegue ao cliente, ela passa por 3 pares de olhos (os de quem cozinha, os do chefe e os do garçom) e, de vez em quando, ainda da merda, como uma pedra num espaguete vongole. É sério, não foi pra boca do cliente, mas e se fosse? Ele poderia ter quebrado os dentes e o restaurante se fodido.

Agora imagina a sua namorada banguela porque você tem um pote com pregos e parafusos numa prateleira logo acima do fogão? Como a minha noiva diz, "OH! ELE PULOU!"


Bactérias:



Esse mundo já é muito mais complicado, pois esse é impossível ver a olho nu. Por isso, o importante aqui é controlar a temperatura.

A temperatura mais importante para as bactérias é a mesma de funcionamento do nosso corpo, entre 34 e 36 graus Celsius. Ok? Tendo isso em mente, o quê que a gente pensa? "vamos nos matar para acabar com as bactérias, êeeeeeeee".(Não, não acho que seja por aí. Rsrsrsrs ). Vamos tentar esse: "temos que manter acima ou abaixo para controlar as bactérias". Lembremos que eu não estou falando do nosso corpo, tá? Estou falando de comida. só fiz o comparativo para que fique fácil fixar a idéia. Voltando.

 - Mas como assim Alexandre, como controlamos a temperatura para que as bactérias não se desenvolvam na nossa comida?

É simples, bactérias precisam de 4 coisas para crescer: temperatura, comida, água e tempo. De acordo com o gráfico abaixo, mantendo a comida resfriada abaixo de 4 graus ou cozendo acima de 63 graus. Abaixo de 4 as bactérias param de se reproduzir. Acima de 63 é quando elas começam a morrer. Então, nada de fazer igual ao que a vovó fazia não (colocar o frango cozido em cima do fogão e deixá-lo pernoitar).



4 horas de temperatura ambiente é suficiente para que uma carne possa matar alguém ou, pelo menos, dar uma ótima diarréia seguida de vômito. É importante fazer o resfriamento em uma hora e meia (90min) ou reaquecê-la antes de comer. É complicado termos um termômetro em casa, ainda mais que sei que não é tão barato quanto aqui, mas tente não deixar acontecer extremos, como pernoitar comida.

Estão salvos os legumes, por não terem propriedades para o desenvolvimento de bactérias (aminoácidos, proteínas, etc), mas lembrem sempre de lavar antes. Pra quem não sabe, o Tatinho era o único produtor de tomates que tirava do pé e comia, nunca conheci outro que tivesse um produto tão livre de agrotóxicos que tivesse coragem de fazer isso.

Se seguirmos isso a risca podemos até ficar loucos, mas é importante estar atento aos principais pontos.
Lavar as mãos e os utensílios, manter a temperatura controlada colocando a comida na geladeira ou mantendo-a quente ( lembrando que se estiver borbulhando é porque está fervendo e se está fervendo é porque está perto de 100 graus) e, uma das coisas mais importantes, mantenha o olho na sua comida, pois diarréia e namorada banguela sorrindo não dão tesão. Rsrsrsrs

Abs a todos

Um comentário:

AleRex disse...

esqueci de dizer que, em ambientes muito doces ou muito salgados, as bactérias não sobrevivem também. abs