Um pouco de mim por Raquel e Verônica.

Falar do Alexandre é coisa fácil! Ele é a criatividade em pessoa! Não é a toa que se formou em publicidade. Criativo nas piadas, nas brincadeiras, na hora de achar soluções difíceis, e é claro, na hora de cozinhar!Dizem que a paixão dele por gastronomia começou na verdade por causa de uma outra paixão...as mulheres! Como todo bom adolescente, sem grana, ele e alguns amigos começaram a aprender a cozinhar pra poder agradar as pretendentes sem gastar muito dinheiro. O fato de ter ido morar sozinho no Rio de Janeiro e de não saber cozinhar nada também influenciou bastante nessa nova incursão. No final, a gastronomia virou pretexto para juntar os amigos. Sempre que tem alguma reunião, os homens se enfurnam na cozinha e as mulheres ficam batendo papo. Adoro isso! Mas acho que essa paixão sempre esteve com ele, apesar das mulheres.E essa paixão virou exclusividade, quando ele decidiu largar tudo, fazer um curso de gastronomia e fazer dela sua vida. Ao ver o Alexandre na cozinha você tem a impressão que ele esta no lugar certo... hiper confortável, confiante e (o mais importante) feliz. E graças a essa intimidade absurda dele com a cozinha, já provei pratos absurdamente deliciosos.Então podem acreditar. Por mais absurda que pareça a receita que ele faz, sempre sai uma coisa deliciosa! Bom apetite pra vocês!

sexta-feira, 5 de março de 2010

O primeiro passo


O primeiro é sempre o mais difícil, mas temos que começar por algum lugar.
Bom, é o seguinte: Muita gente pensa que pra começar a cozinhar tem que fazer um curso especial, comprar facas especiais, especiarias da índia e mais um monte de blá blá blá.
Na verdade, o que as pessoas precisam é nada mais do que um motivo. Seja esse por necessidade, pra agradar os amigos ou simplesmente amor (no meu caso).
Faca, melhor mesmo é a afiada, pois se ela estiver cega, você acabará por usar mais força pra cortar os alimentos e acabará se cortando. Parece idiota, mas acontece. Caso queira gastar um dinheirinho pra comprar uns apetrechos, comece pelos seguintes: faca lisa, entre 8 e 10 polegadas (mais conhecida como faca de cozinha ou faca de chef), uma faca para legumes de 4 polegadas (essa é sempre útil para as pequenas coisas) e uma espátula para pegar coisas quentes. Se quiser um extra, compre uma faca serrilhada para Pães, é sempre útil. Dica: Faca limpa e seca é sempre feliz e bem afiada.



Nesse link abaixo, nada mais do que Gordon Ramsey, ensina a afiar uma faca. Está em inglês e sem legenda, mas é só prestar atenção que da pra pegar o movimento da faca. O importante, que ele diz, é: segurar o fuzil firmemente, manter os dedos atrás da proteção e amolar a faca em 45 graus, mas isso depende muito da sua faca, que pode ser de 20 a 35 graus de inclinação. A minha é em torno de 30 graus.
http://www.youtube.com/watch?v=syvvxx3eGpI

Temperos:
É a primeira coisa que vem a cabeça. O que eu tenho que ter pra colocar sabor na minha comida? Estragão? Sálvia? Coentro? Pimenta do reino? Dill? Independente do que você coloque na comida, nada terá o sabor completo sem sal. É o principal pra se ter na cozinha e, normalmente, todo mundo tem em casa. Seja pra fazer um macarrão com sardinha enlatada ou pra fazer um bom e simples salmão ao molho de maracujá (esse sempre agrada).
Na dúvida, tenha sempre pimenta do reino e sal. O sal é quase eterno e a pimenta demora estragar (de preferência sempre pela pimenta em grão, pois a já ralada tende a estragar mais facilmente). Outras especiarias se pode comprar de acordo com a receita escolhida.
Tábua de corte, mais conhecidas como tábua de carne. Essa vale à pena comprar uma de plástico. Que não seja muito vagabunda para não empenar rápido ou de madeira sem tratamento, pois pode mofar e acumular bactérias, o que irá comprometer a qualidade do seu alimento e estragar um jantar que tinha tudo pra dar certo.
Acho que é isso. No próximo post vou falar um pouco sobre bactérias e higiene na cozinha. Aguardem.


Abs.

Um comentário:

Raphael Rema disse...

Aqui em casa só uso estragão.... Estrago tudo.

RÁ!

Valeu pelo blogue.