Um pouco de mim por Raquel e Verônica.

Falar do Alexandre é coisa fácil! Ele é a criatividade em pessoa! Não é a toa que se formou em publicidade. Criativo nas piadas, nas brincadeiras, na hora de achar soluções difíceis, e é claro, na hora de cozinhar!Dizem que a paixão dele por gastronomia começou na verdade por causa de uma outra paixão...as mulheres! Como todo bom adolescente, sem grana, ele e alguns amigos começaram a aprender a cozinhar pra poder agradar as pretendentes sem gastar muito dinheiro. O fato de ter ido morar sozinho no Rio de Janeiro e de não saber cozinhar nada também influenciou bastante nessa nova incursão. No final, a gastronomia virou pretexto para juntar os amigos. Sempre que tem alguma reunião, os homens se enfurnam na cozinha e as mulheres ficam batendo papo. Adoro isso! Mas acho que essa paixão sempre esteve com ele, apesar das mulheres.E essa paixão virou exclusividade, quando ele decidiu largar tudo, fazer um curso de gastronomia e fazer dela sua vida. Ao ver o Alexandre na cozinha você tem a impressão que ele esta no lugar certo... hiper confortável, confiante e (o mais importante) feliz. E graças a essa intimidade absurda dele com a cozinha, já provei pratos absurdamente deliciosos.Então podem acreditar. Por mais absurda que pareça a receita que ele faz, sempre sai uma coisa deliciosa! Bom apetite pra vocês!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tem ingredientes dando sopa nesse inverno.

“Sopa é um alimento líquido ou pastoso, umas vezes feita somente de pão e água, outras com cereais e, ainda, hortaliças e carne de diversos tipos. Presente na alimentação humana desde que o homem pré-histórico encontrou um meio de aquecer a água para cozer alimentos - a sopa foi, provavelmente, a primeira comida elaborada e criativa da História, já que resulta da mistura de ingredientes e estes são praticamente infindáveis. Afinal, diz a lenda, que, havendo água, até de pedra se pode fazer uma sopa.”


A maior parte das sopas é feita com ingredientes cozidos, mas também há sopas frias como os gaspachos (da Andaluzia-Espanha), a panzanella da Toscana-Itália e as vichyssoises.

Existem várias manifestações gastronômicas espalhadas pelo Mundo, todas elas mostrando o que de melhor se faz em cada região. No mês de Abril, em Alenquer, Portugal, há anualmente um Festival das Sopas e Merendas que disponibiliza aos milhares de visitantes as sopas de antigamente. A Adega Cooperativa de Labrugeira, entidade responsável pelo evento, faz questão em respeitar a tradição, e acompanha as sopas tradicionais com uma merenda e um petisco, mostrando assim a antiga alimentação diária dos trabalhadores rurais da região.

O conceito da Sopa de pedras se manifesta em várias culturas do Ocidente (ex.: Brasil, Portugal, França, Estados Unidos, Espanha, etc.).


Sopas mais famosas do mundo

Alguns pratos são como o cartão de visita de um povo, porque fazem parte da sua cultura gastronômica e da sua História. Isso acontece de uma maneira muito especial com as sopas, que, em boa parte do mundo, são, tradicionalmente, o primeiro prato da refeição principal do dia. Veja algumas delas:

Do Brasil: Bambá de Couve (farinha de milho e couve), Caldo de Mocotó, Caldo de Feijão;De Portugal: a Canja (que, segundo alguns especialistas, terá vindo da Índia) e o Caldo Verde;

Da Espanha: o Gazpacho (com tomate, pepino, alho, pão e azeite, servida fria).

Da França: a Soupe à l'Oignon (à base de cebola) e a Bouillabaisse (a base de legumes com frutos do mar frescos), Bisque (cremosa, a base de frutos do mar);

Da Inglaterra: a Oxtail (sopa de rabo de boi);

Da Itália: o Minestrone (com feijão, massas e legumes,comumente feita com lingüiça);

Da China: a Sopa de Ninhos de Andorinha, Won Ton (caldo com bolinhos recheados de hortaliças e carne);

Do Japão: Missoshiro (caldo de peixe com missô)

Do Vietnã: Canh Chua (caldo aromatizado com hortelã e tamarindo com pedaços de peixe);

Da Tailândia: Tom Kha Gai (de leite de coco com frango, muito coentro e outros aromas);.

Da Rússia: o Bortsch (de beterraba frescas, servida quente ou fria);

Do México: Posole (com carne de porco ou frango, caldo e canjica);

Dos Estados Unidos: Vichyssoise (de batata e alho poró, servida fria); Clam Chowder (creme encorpado, quase em mingau a base de moluscos, batatas e leite)

De Cuba: Sopa de Frijoles com Calabaza, (de feijões com abóbora);

Do Haiti: Consommé a l'Orange (de caldo de frango, suco de laranja e cravo da índia)

Do Egito: Melokhia (a base de uma erva egípcia que dá nome à sopa e carne de cordeiro ou frango);

De Israel: Pumpkin Soup (de abóbora e caldo de frango).


Algumas receitinhas pra galera ficar feliz:

- Pea soup (sopa de ervilhas)

Essa eu aprendi no primeiro restaurante em que eu trabalhei aqui em Londres.

1 molho de cebolinha picada.
500 g de ervilha congelada ou fresca. (não use em conserva, pois perde-se muito no sabor)
Água suficiente para cobrir as ervilhas (depende muito do tamanho da panela)
30 ml de óleo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Preparo:

Aqueça uma panela de fundo grosso – pra manter a temperatura do cozimento – adicione o óleo e aqueça, refogue toda cebolinha picada bem rapidamente, não precisa fritar a coitada, adicione as ervilhas. Se as ervilhas estiverem frescas, refogue rapidamente até que a cor verde se acentue. Se estiver congelada, refogue até que descongele e que a cor verde se acentue (é importante não deixar virar “purê”, pois perderá muito do sabor). Após notar que a cor se acentuou, adicione a água fria e deixe ferver. Assim que ferver, imediatamente, retire do fogo, escorra a água (mas não a descarte, pois será usada posteriormente), bata as ervilhas no liquidificador, acrescentando a água que foi usada para o cozimento até que fique numa consistência cremosa, não pode ser muito aguada e nem muito grosso, acerte o sal e a pimenta e sirva imediatamente.

Dica 1: a cor dessa sopa, ao menos pra mim e para o meu ex chefe, era muito importante, então para manter a sopa bem verde, assim que batíamos, colocávamos a sopa em banho-maria com gelo para esfriar bem rápido, pois se continuar quente, ela perde a coloração. E eu a prefiro muito mais gelada a quente. A gente usava como entrada.

Dica 2: essa sopa fica muito sexy se passada pela peneira. Retira as partes mais grossas e fica bem “lisa”.

Dica 3: sirva com parmesão ralado, em lascas ou com pão de parmesão.

Dica 4: não teria dica 4 se eu não tivesse falado do pão de parmesão. Rsrsrs. Receita do pão de parmesão – corte um pão francês ou ciabatta em fatias de 2 cm (melhor se dormido), aqueça uma frigideira – antiaderente- com azeite extra virgem (importante para não queimar), adicione 2 a 3 folhas de sálvia (para aromatizar o óleo), embebede as fatias de pão nesse azeite, rale bastante parmesão, pressione este parmesão em ambos os lados do pão e frite na mesma frigideira. Fica animal de bom.

Dica 5: essa não existiria se eu não tivesse dado a receita do pão de parmesão. Entre na academia. O pão é ótimo, vicia e tem calorias pra dar e vender. Huahuahuauhauh


Sopa/creme de abobora do Jamie Oliver.

Essa receita eu vi aí no Brasil, quando comecei a gostar da simplicidade com que o Jamie Oliver cozinhava.
É outra sopa beeeem simples de fazer e delciosa.

Receita:
1 cenoura
1 cebola rocha
1 talo de aipo
1 dentes de alho
1 litro de caldo galinha/vegetais (não usei)
1,5 kg de abóbora (com casca)
Pão de parmesão (receita acima, na sopa de ervilha)
Azeite
Alecrim
Sal e pimenta

Preparo:

Refogue a cebola picada num pouco de azeite.
Adicione o aipo, o alho, a cenoura, o alecrim, sal e pimenta.
Corte a abóbora com casca em pedaços e adicione.
Junte o caldo de galinha (juntei apenas água) e deixe cozinhar até os vegetais estarem macios.
bata tudo no processador ou liquidificador acerte o sal e pimenta.

Dica 1: use variedades de abóboras bem laranjas. Normalmente elas tem mais sabor e a cor é fantástica:

Dica 2: eu usei panela de pressão para fazer essa receita. Refogue os ingredientes no fundo da panela de pressão, adicione a abóbora picada, a água e tampe. cozinha bem rápido.


- Sopa inglesas de cebola com sálvia ( beeeem inglesa)

Ingredientes:
1 kg de cebolas roxas e brancas em fatias finas
1 alho poró cortado em 4 ao comprido, bem lavado e fatiado
2 dentes de alho inteiros, ligeiramente amassados
Manteiga e azeite
Folhas de sálvia
2 litros Caldo de carne (lá em cima quando eu falei de caldos)
Pão ciabatta dormido em fatias grossas
Queijo cheddar em lascas
Folhas de sálvia, azeite e molho inglês para finalizar

Preparo:

Frite a salvia e o alho no azeite com manteiga. Junte as cebolas e o alho poro, coloque sal e pimenta a gosto e leve ao fogo baixo p/ médio por 25 minutos (Leva um pouco mais de tempo para que fiquem douradas). Acrescente o caldo coado e leve ao fogo novamente por 15 minutos.

Divida a sopa por 4 tigelas refratárias, arrume duas fatias do pão cobertas com queijo ralado grosso, em cima das tigelas, decore com folhas de sálvia, regue com azeite e molho inglês. Leve ao forno para gratinar e dourar.

Sirva imediatamente.

Dica 1: academia. Rsrsrs


- Gaspacho

Receita:

2 xícaras de suco de tomate
- 1 xícara de tomate picado
- 1/2 xícara de aipo picado
- 1/2 xícara de pepino picado
- 1/2 xícara de pimentão verde picado
- 1/2 xícara de cebola picada
- 2 colheres de azeite extra-virgem
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de chá de sal
- 1/2 colher de pimenta preta moída

Preparo:

Misture todos os ingredientes e leva à geladeira.

Sirva frio.


Vichyssoise (Creme de Batatas)

Receita:
1½ xícara (chá) de alho-poró cortado em rodelas (parte branca)
noz-moscada a gosto
pimenta-do-reino a gosto
sal a gosto
2 colheres (sopa) de ciboulette picada
1 xícara (chá) de creme de leite fresco
½ litro de caldo de frango
2 batatas grandes descascadas, em cubos
50 g de manteiga sem sal
1 cebola pequena finamente picada

Preparo:

Refogue a cebola e o alho-poró na manteiga até ficarem "transparentes". Acrescente a batata e o caldo de frango. Cozinhe até a batata ficar macia (cerca de 15 minutos após a fervura) e bata tudo no liquidificador. Retorne ao fogo baixo. Junte o creme de leite, acrescente o tempero com as especiarias e sirva imediatamente decorando com a ciboulette.

Dica 1: ótima servida fria.


Sopa de pedra. ( existe de verdade)

Sopa de pedra ou sopa da pedra[1] é uma sopa típica da culinária de Portugal, em particular da cidade de Almeirim, situada no coração da região do Ribatejo, considerada a "capital da sopa da pedra".

Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, em que a “pedra” é apenas o “pretexto”. Aparentemente, esta designação encontra-se em muitas culturas ocidentais e tem como base uma lenda ou fábula.

Sopa de Pedra é igualmente o título de um livro de banda desenhada, traduzido duma edição norte-americana com o título Stone Soup

história (Portugal)

Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra... E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa... A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra. Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa , como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior... Assim se engrossou a sopa “de pedra”. Juntaram-se cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa.

Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal... para a sopa seguinte![2]

Fonte: wikipedia

Dica 1: retire a pedra antes de comer. hehehehehe

Dica 2: nunca confie num frade.

dica 3: essa aí deve ficar boa também com o pão de parmesão.rs


Povo, nesse mundo de sopas tem um monte de coisas pra serem exploradas, mas muita coisa mesmo. Essas receitas acima, eu selecionei pela facilidade e tempo curto de preparo. Caso queiram mais receitas, me peçam que eu posto aqui.


Beijos, abraços e bom apetite.

4 comentários:

Tato disse...

Um pouquinho de creme de leite dá um toque "qualquer coisa" na sopa de abóbora.
Abçs...

AleRex disse...

sempre. tenho uma outra receita de sopa de cogumelos q fica ultra sexy com creme de leite. sei q é mais caro, mas o creme de leite fresco é muito mais gostoso.

Tato disse...

Num entendi o ultra sexy??? Significa que é pra comer?
Kinem a torta de maça do "American Pie"?

AleRex disse...

Então, é exatamente pra comer. dizem, e eu acredito, que antes de você comer com a boca, você tem que comer pelo olfato e pela visão. portanto, sexy aos olhos. E, se por acaso, você quiser fazer sexo com uma torta, que seja bem longe da minha cozinha. abs